Portada de "Emociones y valores de los maestros mexicanos de educación básica"

Investigação OES

As emoções e os valores dos professores mexicanos de educação básica

Alba Martínez Olivé

O estudo Emociones y valores de los maestros mexicanos de educación básica (As emoções e os valores dos professores mexicanos de educação básica), realizado pela Fundação SM e pelo Instituto de Investigación y Asesoramiento Educativo – IDEA (Instituto de Pesquisa e Assessoria Educacional), fornece uma visão abrangente da situação dos docentes no México, destacando a importância de oferecer formação e apoio adequados para melhorar sua prática educacional e bem-estar.

A pesquisa tem como base os dados coletados através de uma pesquisa aplicada em 2008 a uma amostra representativa de 2.120 docentes de escolas de educação básica em 32 estados. O principal objetivo era gerar um perfil inicial do comportamento docente em relação a seus valores e atitudes vinculados à educação e ao ensino, bem como analisar aspectos como desenvolvimento pessoal e profissional, consumo cultural, percepções de reconhecimento social, estado emocional e saúde dos professores.

Uma das descobertas mais marcantes do estudo é que três quartos dos professores consideram a solidariedade, o diálogo e a valorização do esforço como valores fundamentais para exercer a docência.

60% dos docentes pesquisados se declararam cheios de energia e disposição para enfrentar os desafios e as dificuldades de sua profissão, identificados principalmente com manter a disciplina dos alunos e dominar conhecimentos necessários para ensinar.

O estudo também revela que a profissão docente é pouco reconhecida socialmente. Essa falta de reconhecimento pode influenciar a forma como os professores percebem seus relacionamentos com os alunos, já que menos da metade dos professores percebe que os estudantes os tratam com respeito. Em relação às famílias, cerca de metade dos educadores considera que os pais apoiam os professores, mas 38% descrevem esse relacionamento como exigente e 9% o descrevem como ameaçador.

De acordo com os professores entrevistados, o aspecto que mais precisa de atenção para melhorar a educação é o cuidado e a atenção que os pais dedicam às atividades escolares dos filhos. A maioria (85%) considera isso sua principal responsabilidade.