Portada de "Las emociones y representaciones de los actores escolares"

Investigação OES

As emoções e as representações dos atores escolares

Rafael Gómez Ponce, Luis Rojas Robles

O estudo Las emociones y representaciones de los actores escolares (As emoções e as representações dos atores escolares) foi implementado pelo Instituto IDEA Chile e pela Fundação SM em 2007, em colaboração com o Ministério da Educação e a Organização de Estados Ibero-americanos.

O objetivo dessa pesquisa foi analisar a situação dos professores a partir de suas emoções, satisfações e representações da profissão docente. Para isso, considerou-se a perspectiva dos próprios professores, incorporando a opinião daqueles que estão se formando: os estudantes de Pedagogia. Além disso, a visão apresentada pelos alunos e pelas alunas, juntamente com suas famílias, foi integrada para descobrir como avaliam a docência.

A pesquisa tem como base dados coletados através de um estudo aplicado em uma amostra nacionalmente representativa da qual participaram 288 escolas, com 16.560 alunos, 4.206 professores e 13.326 famílias.

As conclusões do estudo revelam que os docentes (70%) e os estudantes de Pedagogia (66%) sentem que não são suficientemente valorizados pela sociedade. No entanto, cerca de metade dos entrevistados se sente reconhecida pelos alunos.

Em termos de autoconceito do papel escolar, os professores (96%) se consideram competentes, enquanto os alunos têm uma distribuição mais diversificada: eles se consideram bons ou muito bons (44%) e ruins ou muito ruins (8%). Quanto às famílias, uma alta porcentagem (86%) se considera comprometida com seu papel de educador.

Em termos de satisfação e insatisfação com a prática docente, os professores destacam o reconhecimento como pessoas íntegras e bons profissionais como situações que lhes causam satisfação, enquanto a falta de reconhecimento é novamente uma das principais fontes de insatisfação. Os estudantes de Pedagogia mencionam a disciplina em sala de aula como sua principal dificuldade, enquanto a educação em valores é uma dificuldade mais comum entre os professores em exercício.

Em relação à importância do ensino e da educação, tanto os professores quanto os estudantes destacam a paixão, a esperança e o afeto como elementos associados ao trabalho docente. As famílias reconhecem um nível de melhoria na educação nos últimos anos, embora os professores tenham uma postura mais crítica, com uma porcentagem considerável que acredita que a educação piorou.