Educobarometro. Professores no Brasil 2023

Investigação OES

EDUCOBARÔMETRO. PROFESSORES NO BRASIL 2023

Instituto de Evaluación y Asesoramiento Educativo (IDEA)

O estudo Professores no Brasil 2023, realizado pela Fundação SM e pelo Instituto IDEA, é o primeiro de uma série de pesquisas realizadas sob o projeto Educobarômetro. Uma iniciativa que busca mobilizar a reflexão pública sobre a educação na Ibero-América, tornando visíveis as opiniões e perspectivas dos principais atores da comunidade educativa.

A pesquisa é baseada nos dados coletados por meio de uma pesquisa realizada entre abril e maio de 2023 com uma amostra representativa de 600 professores espanhóis de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Entre os tópicos selecionados para este Educobarômetro, destacam-se: os motivos para escolher a profissão docente, as necessidades e limitações para o desenvolvimento profissional, o bem-estar socioemocional e as percepções sobre o reconhecimento social da profissão.

Os resultados sugerem que o corpo de docentes continua fortemente identificado com as dimensões mais vocacionais da profissão (como também aconteceu em 2007) e com seu potencial para gerar mudanças sociais.

2 em cada 3 docentes afirmam que sua escola não proporciona os recursos necessários para realizar seu trabalho e, na mesma proporção, estão insatisfeitos com suas condições de trabalho.

Em termos de causas de estresse, dois aspectos são reiterados como barreiras para o desenvolvimento profissional (insatisfação com o salário) e dificuldades na tarefa docente (manter a disciplina em sala de aula).